Cidades e transportes

TCU fiscalizará recursos internacionais para ONGs ambientalistas

24/04/2009 - 08:10  

A Comissão de Fiscalização Financeira e Controle aprovou na quarta-feira (22) a investigação pelo Tribunal de Contas da União (TCU) de todos os contratos e convênios firmados entre o Ministério do Meio Ambiente (MMA) e diversas organizações não governamentais no período de 2002 a 2008.

A fiscalização atende à Proposta de Fiscalização e Controle (PFC) 64/08, do deputado Moreira Mendes (PPS-RO), sobre a execução dos recursos provenientes de doações de entidades ou países ao Programa Piloto para a Proteção das Florestas Tropicais do Brasil (PPG7). Participam desse programa mais de 500 ONGs.

O programa foi implantado há 17 anos para realizar experimentos nos biomas florestais amazônico e atlântico. Seu principal objetivo é estimular o desenvolvimento sustentável com o apoio às comunidades tradicionais e à preservação dos recursos genéticos, de modo a reduzir a contribuição do desmatamento das florestas na emissão de gases que causam o efeito estufa.

Evasivas do ministério
A relatora, deputada Sueli Vidigal (PDT-ES), defendeu a implementação da PFC "considerando as evasivas presentes na resposta do Ministério do Meio Ambiente ao requerimento de informações formulado pelo autor da proposta".

O deputado Moreira Mendes justifica a necessidade da fiscalização "face à gravidade das denúncias veiculadas na imprensa acusando o MMA de não utilizar adequadamente os recursos provenientes de doações internacionais destinadas a projetos de preservação de florestas tropicais".

O deputado cita especificamente notícia publicada pela Folha de São Paulo dando conta de que US$ 49,18 milhões (12,2% do total) das doações ao programa estão sem destinação, correndo o risco de serem devolvidos. Além disso, outros US$ 5,849 milhões já foram devolvidos, por perda do prazo de aplicação.

Notícias anteriores:
Comissão terá debate sobre recompensa por serviços ambientais
Entidades apresentam pacto pela restauração da Mata Atlântica
Agricultura rejeita proibição de corte em mata renovável
Relator diz que regularização na Amazônia não pode esperar ZEE
Frente da Agropecuária quer reformular o Código Florestal
Frente lança relatório para implantar pacto contra desmatamento
Projeto suspende licenças para derrubadas na Amazônia

Reportagem - Luiz Claudio Pinheiro
Edição - Newton Araújo

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PFC 64/2008

Íntegra da proposta