Comissão arquiva representação para investigar contas de Canindé
27/03/2009 - 19:30
A Comissão de Fiscalização Financeira e Controle determinou na quarta-feira (25) o encerramento e arquivamento da Representação 24/07, para investigar as contas do município de Canindé (CE). A proposta foi apresentada pelo radialista e apresentador do programa "A verdade na boca do povo", Luiz Ximenes Filho, que acusa de enriquecimento ilícito o prefeito Glauber Monteiro, o vereador Joceli Figueiredo e outras pessoas aliadas a eles, que emprestariam seus nomes para a constituição de empresas laranjas ligadas à "máfia das licitações" da prefeitura local.
O relator da matéria, deputado João Oliveira (DEM-TO), observou que as denúncias já estão sendo investigadas pela Controladoria-Geral da União, pelo Tribunal de Contas da União (TCU), pela Polícia Federal e pelo Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) do Ministério da Fazenda, "não havendo mais nenhuma providência que possa ser adotada pela comissão".
Em julho do ano passado, a comissão havia aprovado relatório prévio de João Oliveira recomendando que o TCU realizasse auditoria dos recursos direcionados ao município. De acordo com o parlamentar, a prefeitura de Canindé recebeu, em 2007, cerca de R$ 15,3 milhões, não consideradas as transferências constitucionais. "As irregularidades denunciadas, portanto, podem estar alcançando não só os recursos próprios do município, mas também aqueles objeto de transferências da União", disse. Reportagem - Oscar Telles
Edição - Marcos Rossi
(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)
Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br