CSLL poderá ter redução de 75% nas áreas da Sudam e da Sudene
13/02/2009 - 13:20
Tramita na Câmara proposta do deputado Marcelo Teixeira (PR-CE) que reduz em 75% a CSLL incidente sobre o lucro proveniente de novos investimentos nas áreas de abrangência da Sudam e da Sudene. A redução valerá por dez anos.
o Projeto de Lei 4554/08 estende à CSLL um benefício já existente no caso do Imposto de Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ) para empreendimentos nessas regiões. "Com a aprovação da proposta, novas empresas se instalarão no Norte e no Nordeste brasileiro e inúmeros empregos serão gerados. A medida também ajudará a consolidar importante mercado consumidor de produtos oriundos das outras áreas do País e diminuirá a pressão demográfica nos grandes centros urbanos", afirma Marcelo Teixeira.
Ele ressalta que essa redução é um dos poucos incentivos que vale para o IRPJ e não é estendido à CSLL. "Não vemos razão para essa exceção à regra em relação a dois tributos que têm bases de cálculo semelhantes", afirmou.
Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões da Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Notícias anteriores:
Comissão aprova ampliação de setores que recebem benefício fiscal
Agricultura rejeita proibição de incentivo para produzir álcool
Secretário: fundo regional privilegiará infra-estrutura na Amazônia
Comissão rejeita renegociação de dívidas na área da Sudene
Agricultura rejeita anistia a dívidas rurais da área da Sudene
Reportagem - Noéli Nobre
Edição - Maristela Sant´Ana
(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)
Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br