CPI e cadastro nacional podem ajudar na busca de desaparecidos
08/01/2009 - 17:01
Cinquenta mil crianças e adolescentes desaparecem de suas casas todos os anos no Brasil. Para verificar as causas desses desaparecimentos, que muitas vezes duram anos, a Câmara aprovou a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que iniciará seus trabalhos em fevereiro de 2009.
De acordo com a autora da proposta de criação da CPI, deputada Andreia Zito (PSDB-RJ), o desaparecimento de crianças e adolescentes já se transformou num problema diário que deve ser enfrentado por toda a sociedade.
Cadastro
Para diminuir o tempo de procura por crianças e adolescentes desaparecidos, está sendo analisada pela Câmara a possibilidade de criação de um cadastro nacional contendo dados pessoais, informações físicas e datas dos desaparecimentos. Esse é o tema do Projeto de Lei 1842/07.
O cadastro, de consulta pública, vai permitir que uma criança desaparecida em um estado seja mais facilmente localizada em outra parte do País. Segundo a autora do projeto, deputada Bel Mesquita (PMDB-PA), já existem cadastros em diversos estados, mas não há uma integração entre eles. "Muitas vezes, fica difícil para os pais localizar os seus filhos; e aqueles que estão em poder das crianças, como os conselhos tutelares, não sabem onde estão os pais", observa a deputada.
A proposta já foi aprovada nas comissões de Seguridade Social e Família; e de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado; e aguarda análise na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ).
Notícias anteriores:
Nova CPI vai investigar as causas da violência nas cidades
Câmara autoriza criação de três CPIs
Reportagem - Karla Alessandra/Rádio Câmara
Edição – João Pitella Junior
(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)
Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br