Comissão aprova referendo sobre alteração do fuso horário do Acre
11/12/2008 - 17:59
A Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática aprovou na quarta-feira (10) o Projeto de Decreto Legislativo 981/08, do deputado Flaviano Melo (PMDB-AC), que determina a realização de referendo sobre a alteração da hora legal no estado do Acre.
O Acre teve sua hora legal alterada em abril deste ano, pela Lei 11.662/08, sob justificativas de ordem econômica, energética e tecnológica.
Essa lei colocou o Acre no fuso de menos quatro horas em relação ao meridiano de Greenwich (marco zero da hora no mundo), reduzindo de duas para uma hora a diferença em relação ao horário oficial de Brasília.
Mudou rotina
O parecer da relatora na comissão, deputada Rebecca Garcia (PP-AM), foi favorável à aprovação, com emenda de técnica legislativa. Para a relatora, o referendo justifica-se, pois "a antecipação da hora no Acre mudou a rotina de toda uma população".
Rebecca Garcia acrescenta que devem ser analisadas, pelo eleitor acreano, as questões referentes à saúde, ao conforto e à segurança dos trabalhadores e estudantes, que agora precisam acordar uma hora mais cedo.
Sem debate
Segundo Flaviano Melo, a mudança não foi precedida do necessário debate com a população. Desde então, acrescenta, vem acontecendo manifestações populares contra a mudança, pelo grande impacto negativo causado principalmente em locais situados no meio geográfico do fuso horário.
De acordo com a proposta, o referendo deverá ser simultâneo à primeira eleição subsequente à aprovação do decreto legislativo. O eleitor acreano deverá pronunciar-se sobre a conveniência e oportunidade da mudança.
No referendo, o eleitor responderá à seguinte pergunta: "Você é a favor da recente alteração do horário legal promovida no seu estado?". O projeto de decreto prevê também a realização de campanha institucional sobre o assunto, pelos meios de comunicação de massa, para esclarecer o eleitorado.
Tramitação
Sujeito à apreciação do Plenário, o projeto seguiu para análise da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, onde aguarda designação de relator.
Notícias anteriores:
Comissão aprova mudança no horário de MT e MS
CCJ aprova projeto que elimina 4º fuso horário do Brasil
Reportagem - Luiz Claudio Pinheiro
Edição - Newton Araújo Jr.
(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)
Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br