Finanças rejeita recursos mínimos para regiões pobres
21/11/2008 - 15:08
A Comissão de Finanças e Tributação rejeitou na quarta-feira (19) o Projeto de Lei 2405/07, do ex-deputado Uldurico Pinto (BA), que obriga os três maiores bancos estatais (Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e BNDES) a aplicar um percentual mínimo das disponibilidades financeiras nas regiões mais pobres do País. A proposta, que já havia sido rejeitada pela Comissão da Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional, será arquivada.
Para o relator, deputado Pedro Eugênio (PT-PE), o projeto parte de um diagnóstico errado. Na opinião dele, as regiões mais pobres não têm carência de recursos financeiros, e sim de demanda por esses recursos. Ou seja, não há investimentos suficientes para suprir a oferta de crédito, público e privado. Para Eugênio, as regiões pobres precisam mais de uma política nacional de desenvolvimento regional.
Além disso, segundo o deputado, o Norte, o Nordeste e o Centro-Oeste, que abrigam os maiores bolsões de miséria do País, já têm acesso a linhas de financiamento subsidiadas, como os fundos constitucionais (FNO, FNE e FCO) e políticas de incentivos fiscais, como a da Zona Franca de Manaus (Suframa).
Notícias anteriores:
Comissão rejeita exigência de recursos para regiões pobres
Amazônia aprova redução de tarifa para regiões mais pobres
Fundo ambiental pode priorizar regiões menos desenvolvidas
Projeto restringe aplicação de fundos de desenvolvimento
Reportagem - Janary Júnior
Edição - Regina Céli Assumpção
(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)
Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br