Comissão aprova cooperação técnica entre Brasil e Ruanda
22/08/2008 - 17:08
A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) aprovou, na quarta-feira (20), o texto do acordo de cooperação técnica entre o Brasil e Ruanda constante do Projeto de Decreto Legislativo 737/08, da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional.
O acordo, assinado em 2007, prevê a cooperação em áreas consideradas prioritárias pelos dois países, permitindo a realização de parcerias triangulares com outras nações, organizações internacionais e agências regionais.
Desenvolvimento sustentado
O relator, deputado Regis de Oliveira (PSC-SP), considerou que a proposta é constitucional e tem boa técnica legislativa. Ele disse que o acordo está em consonância com o objetivo maior da Organização das Nações Unidas (ONU): cooperar no cenário internacional para resolver problemas de caráter político, econômico, social, cultural ou humanitário, "visando sempre à harmonia entre os povos".
Segundo o deputado, celebrar acordos de cooperação técnica em áreas de interesse comum "contribui para estimular o progresso e o desenvolvimento sustentado dos dois países".
Tramitação
O projeto tramita em regime de urgência e será votado em plenário.
Notícias anteriores:
CCJ aprova cooperação com Honduras para combate ao crime
CCJ aprova acordo de biocombustíveis com Moçambique
CCJ aprova cooperação econômica com o Cazaquistão
Reportagem - Newton Araújo Jr.
Edição - João Pitella Junior
(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)
Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
SR