Turismo destina repasses da Timemania ao futebol feminino
27/06/2008 - 16:06
A Comissão de Turismo e Desporto aprovou, na última quarta-feira (25), o Projeto de Lei 2377/07, do ex-deputado Professor Victorio Galli, que torna obrigatória a participação dos clubes de futebol em competições masculinas e femininas para terem direito aos recursos da loteria federal Timemania. Pela proposta, as loterias baseadas em competições entre equipes também deverão ter pelo menos 30% de jogos com equipes femininas. Além disso, pelo menos 30% dos recursos arrecadados pelos clubes nesses concursos deverão ser investidos nas equipes femininas.
A relatora, deputada Sueli Vidigal (PDT-ES), destacou que a proposta pretende tornar a Timemania um meio de desenvolvimento do futebol feminino. "Ela pode abrir caminho para a formulação de políticas específicas para o esporte feminino", espera. Sueli Vidigal salientou que alguns países, como a França, já adotam políticas públicas para o esporte feminino.
Bons resultados
A parlamentar destacou os bons resultados obtidos pela seleção brasileira feminina de futebol. A equipe foi medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Atenas, em 2004, campeã dos Jogos Pan-Americanos do Rio e vice-campeã mundial, ambos em 2007. Entretanto, em sua opinião, falta infra-estrutura semelhante à do futebol masculino. "A formação de equipes de base pelos clubes pode impulsionar a prática e nada mais adequado que a Timemania contribua para este esforço. O investimento pode consolidar o Brasil como uma potência esportiva também nas categorias femininas", argumentou a relatora.
Sueli Vidigal ressaltou que as mulheres brasileiras acompanham o futebol desde o início do século passado, primeiramente como torcedoras e, depois, como praticantes da modalidade. Ela destacou a jogadora Marta, do Umea (Suécia), que no ano passado foi eleita como a melhor do mundo pela Fifa.
Além disso, a relatora crê que o futebol pode ser uma alternativa de lazer e contribuir para a formação de valores das jovens.
Tramitação
O projeto ainda será analisado em caráter conclusivo pelas comissões de Finanças e Tributação; e Constituição e Justiça e de Cidadania.
Notícias anteriores:
Finanças aprova divulgação de informações sobre loterias
CCJ admite PEC sobre divisão de verbas públicas no futebol
Relator defende permissão a estados para explorar loterias
Câmara barra clubes na Timemania, mas inclui novos débitos
Câmara permite que clube inclua mais dívidas na Timemania
Reportagem - Adriana Resende
Edição - Francisco Brandão
Colaboração - Vicente Melo
(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)
Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
RCA