CCJ aprova plebiscitos no mesmo dia de eleições
19/03/2008 - 14:49
A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania aprovou na terça-feira (18) o Projeto de Lei 1728/07, do deputado Carlos Eduardo Cadoca (PSC-PE), que torna obrigatória a realização das consultas populares - referendos e plebiscitos - no mesmo dia das eleições. O parecer do relator, deputado Bruno Araújo (PSDB-PE), foi pela aprovação com emenda modificativa, para melhorar a redação da proposta.
Em assuntos de relevância nacional, a lei em vigor (9.709/98) estabelece que o plebiscito e o referendo sejam convocados mediante decreto legislativo, por proposta de pelo menos 1/3 dos integrantes da Câmara dos Deputados ou do Senado Federal. A proposta é encaminhada para a Justiça Eleitoral, que determina a data da consulta.
Segundo a lei, plebiscito é a consulta convocada anteriormente à execução da medida em discussão. Por sua vez, o referendo é convocado quando a medida já está em vigor. Ambos devem ser aprovados por maioria simples, ou seja, por metade mais um dos eleitores que comparecerem às urnas.
Tramitação
O projeto, que tramita em regime de prioridade, agora será examinado pelo Plenário.
Notícias anteriores:
Projeto determina plebiscito sobre voto obrigatório
População pode ser consultada sobre reestatização da Vale
Plebiscito sobre divisão de território pode ter nova regra
Plebiscito poderá definir financiamento de campanha
Reportagem - Oscar Telles
Edição - Marcos Rossi
(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)
Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br