Crianças poderão entrar no ensino fundamental com 5 anos
14/03/2008 - 14:10
Tramita na Câmara o Projeto de Lei 2632/07, do ex-deputado Professor Victorio Galli, que autoriza matrícula de crianças com 6 anos de idade incompletos no primeiro ano do ensino fundamental, desde que apresentem prontidão e desenvolvimento para cursá-lo. O projeto altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB - Lei 9.394/96), que estabelece a entrada no ensino fundamental obrigatório, com duração de nove anos, aos 6 anos de idade.
Para Galli, o fato de a LDB vincular o início do ensino fundamental obrigatório à idade de 6 anos prejudica as crianças que, mesmo não tendo essa idade, apresentam desenvolvimento e capacidade adequada para o nível. O ex-deputado ressalta que a limitação concentra-se principalmente na rede pública de ensino, pois na particular é freqüente a matrícula de crianças com menos de 6 anos no ensino fundamental. "A determinação leva os sistemas públicos de ensino a matricular crianças somente a partir dessa idade, embora a LDB não proíba o ingresso de menores de 6 anos nesse nível", critica.
"O objetivo do projeto é corrigir a situação, que tem desestimulado crianças da escola pública. Mesmo preparadas para cursar um nível de ensino mais avançado, elas são obrigadas, pela idade, a permanecerem numa etapa que não lhes apresenta maiores desafios", diz Galli.
Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo nas comissões de Educação e Cultura; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Notícias anteriores:
Crianças poderão cursar 1ª série em escola infantil
Da Redação/NN
(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)
Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br