CCJ aprova admissibilidade de PEC que muda regras das MPs
13/03/2008 - 21:54
A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania aprovou na quarta-feira (12) a admissibilidade da Proposta de Emenda à Constituição 234/08, do deputado Miro Teixeira (PDT-RJ), que estabelece normas para a edição de medidas provisórias e muda o seu rito de tramitação. A PEC acaba com o trancamento da pauta após 45 dias da edição da MP, como ocorre hoje, e reduz o prazo de eficácia da medida para 30 dias. Hoje esse prazo é de 60 dias, com prorrogação por igual período.
A PEC delimita os casos em que o presidente da República poderá editar medida provisória, invertendo o texto da Constituição, que hoje estabelece as proibições para edição de MPs. Ela determina também que, para a edição de MPs, deverá haver a pressuposição da ocorrência de caso extraordinário, em que a necessidade e a urgência exijam providência imediata. Atualmente, a Constituição faz referência apenas a casos de "urgência e relevância".
O relator, deputado Wolney Queiroz (PDT-PE), votou pela admissibilidade da PEC, por entender que ela "passa pelo crivo dos preceitos constitucionais necessários à sua apresentação", além de não haver nada em contrário à sua tramitação na Casa.
Tramitação
O autor da proposta pediu à Mesa Diretora que ela seja apensada à PEC 511/06, do Senado, que está sendo analisada, em conjunto com outras 29 propostas de teor semelhante, por uma comissão especial destinada a mudar o rito de tramitação das MPs. Essa providência ainda não foi tomada.
A votação do relatório final do deputado Leonardo Picciani (PMDB-RJ) na comissão especial está marcada para 3 de abril. Depois, as propostas deverão ser votadas em dois turnos pelo Plenário.
Conheça a tramitação de PECs
Notícias anteriores:
Comissão estuda limitar edição de MPs por período
Chinaglia defende soberania do Legislativo
Plenário pode votar já em abril novas regras para MPs
Chinaglia vai acompanhar propostas de mudanças em MPs
Prazo para emendar PEC que muda rito de MPs termina sexta
DEM defende fim do trancamento de pauta por MP
Acordo com senadores vai acelerar análise de PEC sobre MPs
Vaccarezza presidirá e Picciani relatará comissão das MPs
Mudança no trâmite de MPs será prioridade em 2008
Reportagem - Newton Araújo Jr.
Edição - Marcos Rossi
(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)
Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br