Proposta fixa mandatos de seis anos e proíbe reeleição
16/01/2008 - 10:36
Tramita na Câmara a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 123/07, do deputado Wilson Santiago (PMDB-PB), que proíbe a reeleição e fixa em seis anos os mandatos de presidente da República e vice, governadores, senadores, deputados, prefeitos e vereadores. Atualmente, os mandatos são de quatro anos – exceto os dos senadores, que são de oito anos.
De acordo com a proposta, a representação dos estados e do Distrito Federal no Senado será renovada de três em três anos, alternadamente, na proporção de um e dois terços das bancadas. Senado e Câmara terão sessões preparatórias no primeiro ano da legislatura, a partir de 1º de fevereiro, para a posse de seus membros e eleição das respectivas Mesas.
O mandato das Mesas das duas Casas será de três anos, e a recondução para o mesmo cargo na eleição imediatamente subseqüente será proibida.
Aprimoramento
Segundo o autor da PEC, o objetivo é aprimorar o funcionamento do sistema político brasileiro. O deputado acredita que o período de seis anos de mandato para todos os cargos eletivos "é o mais apropriado em virtude de possibilitar o tempo suficiente para a implementação de propostas políticas, administrativas e sociais".
Wilson Santiago destaca ainda que o aumento em dois anos do período dos mandatos é compensado, no texto, pela proibição de reeleição para os cargos majoritários. Para ele, o mandato de seis anos é mais conveniente porque a eleição deixará de ocorrer a cada dois anos e passará a ser realizada a cada três anos.
A medida, segundo Santiago, possibilitará um período maior para que os cofres públicos se recuperem dos gastos eleitorais. "Tal mudança também poupará à população um maior tempo de comparecimento às urnas", acrescenta o parlamentar.
Tramitação
A proposta será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania quanto à admissibilidade. Se for aprovada, terá o mérito avaliado por uma comissão especial criada especialmente para esse fim. Depois seguirá para o Plenário, onde precisará ser votada em dois turnos.
Ela foi apensada à PEC 211/95, que faz coincidir os mandatos eletivos e torna o voto facultativo.
Saiba mais sobre a tramitação de PECs
Notícias anteriores:
PEC acaba com reeleição para cargos do Executivo
PEC proíbe reeleição e fixa mandatos em cinco anos
CCJ adia para ano que vem análise de voto facultativo
PEC permite que estados alterem início de legislatura
PEC fixa posse de deputados estaduais em 1º de fevereiro
PEC prevê fim da reeleição para chefes do Poder Executivo
Eleições poderão ser unificadas em 2010
Reportagem - Cristiane Bernardes
Edição - João Pitella Junior
(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)
Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br