Projeto inclui meta de emprego na política econômica do BC
08/01/2008 - 15:35
A Câmara examina o Projeto de Lei 1235/07, que inclui o combate ao desemprego entre as diretrizes do Banco Central para a definição da taxa de juros. O projeto cria a Meta Anual de Índice de Emprego, que será calculada a partir da pesquisa mensal de emprego do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
De acordo com a proposta, a meta de emprego será encaminhada anualmente pelo Poder Executivo na proposta da Lei de Diretrizes Orçamentárias e deverá ser aprovada por resolução do Senado Federal. Em caso de descumprimento da meta, o Banco Central deverá corrigi-la e buscar atingi-la em um período de até quatro anos.
Copom
O autor da proposta, deputado Eduardo Gomes (PSDB-TO), lembra que os objetivos atuais do Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) são implementar a política monetária, definir a meta da taxa Selic e analisar a taxa da inflação. Ele reclama que o Banco Central não leva em consideração o nível de desemprego, nem a política de metas para criação de novos empregos.
Tramitação
O projeto será analisado em caráter conclusivo pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Notícias anteriores:
Finanças mantém sigilo em votação do Copom sobre juros
Decisões do Copom sobre taxa de juros podem perder sigilo
Reportagem - Cristiane Bernardes
Edição - Francisco Brandão
(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)
Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br