PEC proíbe reeleição e fixa mandatos em cinco anos
27/12/2007 - 15:20
A Câmara analisa a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 103/07, do ex-deputado Júlio Redecker, que altera o sistema eleitoral brasileiro. O texto proíbe a reeleição para Presidente da República, governadores e prefeitos e fixa o mandato de todos os cargos eletivos em cinco anos.
O objetivo da proposta, segundo o autor, é aperfeiçoar o funcionamento do sistema político brasileiro. "Entendemos que o período de cinco anos de mandato para todos os cargos eletivos é o mais adequado por propiciar o tempo necessário para a maturação da implementação de suas propostas políticas, administrativas e sociais", ressaltou Redecker ao apresentar o projeto.
O autor avaliou ser necessário evitar a realização automática de eleições a cada dois anos, como ocorre atualmente. Em sua visão, o sistema vigente "dificulta o andamento normal dos trabalhos do Congresso Nacional nos períodos destinados à realização dos pleitos municipais, que necessariamente envolvem a participação, como candidatos ou apoiadores, dos membros da Câmara e do Senado".
Prazos
Redecker propôs que as eleições federais e estaduais sejam realizadas sempre três anos depois dos pleitos municipais. A sistemática seria a seguinte: eleições para Presidente da República, governador, senador, deputado federal e estadual em 2010, 2015, 2020, 2025 e 2030, e assim sucessivamente. As eleições para prefeitos e vereadores ocorreriam em 2012, 2017, 2022 e 2027 e assim por diante. "Isso reduz a quebra de continuidade dos trabalhos legislativos de âmbito federal", destacou o autor.
Conforme o texto, as posses de governadores e prefeitos deverão ocorrer no dia 3 de janeiro do ano seguinte à eleição. Já a posse do Presidente da República passará a ser em 5 de janeiro.
Legislativo
O texto também altera a dinâmica das eleições proporcionais para os legislativos municipal, estadual e federal. O período da legislatura e a duração do mandato dos vereadores, dos deputados estaduais e federais e dos senadores passarão de quatro para cinco anos. Cada estado e o Distrito Federal elegerão três senadores, com mandato de cinco anos.
A duração do mandato das mesas diretoras da Câmara e do Senado passará dos atuais dois anos para dois anos e meio, com a proibição de reeleição para o mesmo cargo na eleição subseqüente.
Tramitação
A proposta está apensada à PEC 211/95, do ex-deputado José Janene, que torna o voto facultativo e estabelece mandato de cinco anos para o presidente da República e para governadores, prefeitos, senadores, deputados e vereadores. Os textos serão analisados por uma comissão especial, antes de serem votados em dois turnos pelo Plenário.
Conheça a tramitação de PECs
Notícias anteriores:
CCJ adia para ano que vem análise de voto facultativo
Chinaglia diz que não haverá nova PEC sobre reeleição
Chinaglia descarta aprovação de novo mandato para Lula
Projeto proíbe reeleição de integrantes da Mesa da Câmara
PEC acaba com reeleição e fixa mandatos de cinco anos
PEC prevê fim da reeleição para chefes do Poder Executivo
Eleições poderão ser unificadas em 2010
PEC acaba com reeleição para cargos do Executivo
Reportagem - Antonio Barros
Edição - Marcos Rossi
(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)
Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
SR