Cidades e transportes

Semáforos poderão ter novo formato para ajudar daltônicos

26/12/2007 - 09:57  

A Câmara avalia proposta para alterar o formato das luzes dos semáforos com o objetivo de facilitar a correta identificação dos sinais luminosos por pessoas daltônicas. Os daltônicos têm dificuldades para identificar e diferenciar algumas cores e, por isso, alguns deles não conseguem obter a habilitação para dirigir.

Uma das atuais exigências do exame de habilitação é que o candidato diferencie o vermelho, o verde e o amarelo, por motivos de segurança. O Projeto de Lei 1461/07 determina que o semáforo para veículos tenha o formato quadrado para a luz vermelha, circular para a luz amarela e triangular para a luz verde. A proposta altera o Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503/97).

O projeto define prazo de 180 dias para que a autoridade ou entidade de trânsito adote o novo formato em pelo menos 50% dos semáforos sob sua responsabilidade. Em 360 dias, todos os semáforos deverão ser modificados.

Segundo o autor da proposta, Leonardo Quintão (PMDB-MG), a mudança vai integrar os daltônicos ao trânsito com segurança. Ele lembrou que outros tipos de sinalização já podem ser identificados por portadores dos mais variados tipos de daltonismo, e mesmo pelos acromatas (pessoas que enxergam em preto e branco). É preciso, agora, segundo ele, adaptar os semáforos.

Segundo o deputado, há quase 15 milhões de brasileiros daltônicos, o que representa aproximadamente 8% da população. O daltonismo é uma disfunção transmitida geneticamente, e sua ocorrência é bem mais comum em homens do que em mulheres.

Tramitação
O projeto será analisado, em caráter conclusivo, pelas comissões de Viação e Transportes e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem - Cristiane Bernardes
Edição - Natalia Doederlein

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 1461/2007

Íntegra da proposta