Comissão aprova exigência de testes em medidores elétricos
09/11/2007 - 11:34
A Comissão de Defesa do Consumidor aprovou na quarta-feira (7) o Projeto de Lei 1514/07, do deputado Edmilson Valentim (PCdoB-RJ), que exige a realização de testes de segurança e qualidade da medição antes da instalação de um novo modelo de medidor de consumo de energia elétrica. Os testes serão aplicados em uma amostra de até 1% dos consumidores da área de cobertura da concessionária.
De acordo com o relator, deputado Chico Lopes (PcdoB-CE), o projeto se harmoniza com a proteção ao direito à informação e a segurança adequada aos consumidores.
O relator apresentou três emendas ao projeto. A primeira reduz de seis para três o número de meses durante os quais deverão ser realizados os testes. Na segunda emenda, a palavra "equipamento" é substituída por "sistemas", de forma a poder abranger as inovações tecnológicas.
A última emenda estabelece que a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) deverá determinar as punições pelo não-cumprimento da obrigação. A proposta original fixava a punição em multa a ser determinada pela Aneel.
Tramitação
A proposta, que tramita em caráter conclusivo, será analisada pelas comissões de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio; de Minas e Energia; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Notícias anteriores:
Entidade filantrópica poderá ter desconto na tarifa de luz
Projeto estabelece rito de contestação de conta de luz
Reportagem - Vania Alves
Edição - Pierre Triboli
(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)
Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br