Meio ambiente e energia

CCJ aprova projeto que considera de utilidade pública obras de irrigação e de dessedentação animal

Proposta pode seguir para análise dos senadores se não houver pedido para votar no Plenário da Câmara

15/08/2024 - 12:47  

Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados
Discussão e votação de propostas. Dep. Coronel Fernanda(PL - MT)
A deputada Coronel Fernanda recomendou aprovar proposta

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou proposta que considera de utilidade pública as obras de infraestrutura de irrigação e de bebedouros para mitigar a sede de animais (dessedentação animal), inclusive os barramentos ou represamentos de cursos d’água.

A proposta seguirá para análise dos senadores, a menos que seja aprovado recurso para que seja votada também pelo Plenário da Câmara.

A relatora na CCJ, deputada Coronel Fernanda (PL-MT), recomendou a aprovação do substitutivo da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural ao Projeto de Lei 2168/21, do ex-deputado Jose Mario Schreiner, e dois apensados.

O texto aprovado exige que as obras de irrigação e dessedentação animal sigam as leis e os regulamentos sobre recursos hídricos. “O substitutivo conferiu ao projeto maior adequação à legislação pertinente”, observou Coronel Fernanda.

O texto aprovado altera o Código Florestal Brasileiro. Essa lei só permite o corte de vegetação nativa em áreas de proteção permanente (APPs) em caso de utilidade pública, de interesse social ou de atividades de baixo impacto ambiental.

A análise na CCJ ficou restrita aos aspectos constitucionais, jurídicos e de técnica legislativa da matéria. Além da CCJ e da Comissão de Agricultura, o projeto foi aprovado também pela Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

Reportagem – Noéli Nobre
Edição – Rachel Librelon

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Íntegra da proposta