Direito e Justiça

Trabalho aprova aumento do número de juízes no TRT-CE

27/09/2007 - 13:48  

A Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público aprovou ontem o Projeto de Lei 1651/07, do Tribunal Superior do Trabalho (TST), que amplia a composição do quadro de magistrados do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 7ª região de oito para 14 juízes togados.

O projeto também cria, no quadro de pessoal do TRT, outros 154 cargos efetivos (analistas e técnicos judiciários), 15 cargos em comissão e 159 funções comissionadas. O TRT da 7ª Região tem sede em Fortaleza (CE).

Ao recomendar a aprovação do projeto, o relator, deputado Eudes Xavier (PT-CE), avaliou que as medidas propostas vão aperfeiçoar as condições de funcionamento do TRT do Ceará, em benefício de toda a população. O presidente do TST, Rider Nogueira de Brito, afirmou que o tribunal tem hoje uma composição inadequada às suas funções.

O relator lembrou que o TRT do Ceará é o único dos tribunais mais antigos que não possui composição superior à mínima de oito magistrados, que equivale à de tribunais recém-criados, sediados em capitais com população, PIB, parque industrial e atividade comercial muito menores que os do Ceará.

Descompasso
Em relação à estrutura administrativa, Eudes Xavier enfatizou que dados do TRT indicam que há quase 20 anos seu quadro de pessoal não é acrescido de nenhuma função comissionada e que nenhum cargo foi destinado às áreas de apoio judiciário, a não ser os criados juntamente com seis novas varas do Trabalho. Outro argumento a favor do projeto é o fato de que o volume dos serviços sob responsabilidade do TRT cresceu significativamente com a criação do rito sumaríssimo pela Lei 9.957/00. Dessa forma, haveria uma defasagem de servidores efetivos e uma inexpressiva quantidade de funções comissionadas nas diretorias vitais para o funcionamento do TRT.

Tramitação
O projeto vai ser analisado ainda pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania, antes de seguir para o Plenário.

Reportagem - Luciana Mariz
Edição - Natalia Doederlein

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 1651/2007

Íntegra da proposta