Trabalho, Previdência e Assistência

Projeto prevê internação de menor infrator até os 24 anos

16/04/2007 - 14:18  

A Câmara analisa o Projeto de Lei 102/07, do deputado Jorge Tadeu Mudalen (PFL-SP), que prevê a liberação compulsória de menores infratores aos 24 anos de idade - e não mais aos 21 anos, como é hoje. Conforme a proposta, o aumento da idade de internação ocorrerá nos casos de tráfico de drogas e de infrações cometidas por meio de grave ameaça ou violência. A proposta altera o Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8.069/90).

Segundo o projeto, se o infrator ficar internado até os 24 anos, será obrigatório o acompanhamento psicossocial e a oferta de atividades profissionalizantes, buscando a sua ressocialização. O projeto também permite que o juiz autorize a incomunicabilidade do adolescente com 16 anos ou mais, por até dois dias. Ao decidir sobre esses casos, o juiz deverá ouvir o Ministério Público e levar em conta a gravidade das infrações praticadas e o fato de o infrator pertencer a organização criminosa.

A proposta permite que a internação, antes da sentença judicial, seja estendida por até 90 dias (e não apenas 45 dias) nos casos de grave ameaça ou violência e de tráfico de drogas. Essa ampliação também depende de decisão judicial fundamentada, ouvido o Ministério Público.

Atividades externas
Pelo projeto, o infrator poderá realizar atividades externas se tiver autorização do juiz da Infância e da Juventude. Atualmente, as atividades externas podem ser autorizadas pela equipe técnica da entidade de abrigo, salvo expressa determinação judicial em contrário.

De acordo com Mudalen, o projeto vem ao encontro dos anseios da sociedade, tendo em vista os crimes praticados por adolescentes, que se aproveitam da inimputabilidade. "Foi o caso do menino carioca (João Hélio) que morreu ao ser arrastado por um carro durante assalto. É uma notícia recente das inúmeras que tomam conta das capas de jornais de todo o Brasil."

Tramitação
O projeto tramita em conjunto com o PL 2847/00, do deputado Darcísio Perondi (PMDB-RS). As propostas serão analisadas pelas comissões de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado; de Seguridade Social e Família; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Posteriormente, serão votadas pelo Plenário.

Notícias relacionadas:
Governo vai municipalizar programas para menor infrator
Política de punir sem educar menor é criticada em comissão
Projeto torna mais rígida punição para menor infrator
Projeto torna crime hediondo utilizar menores em delitos
Internação de adolescente infrator pode ser ampliada
Projeto prevê até nove anos de prisão para menor homicida
Plenário aprova aumento de pena para crimes com menores

Reportagem - Newton Araújo Jr.
Edição - Pierre Triboli

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 102/2007

Íntegra da proposta