Educação, cultura e esportes

Educação aprova ampliação de programa de apoio à cultura

01/12/2006 - 15:01  

A Comissão de Educação e Cultura aprovou na quarta-feira (29) o substitutivo da Comissão de Direitos Humanos e Minorias ao Projeto de Lei 3242/04, do deputado Eduardo Valverde (PT-RO), que inclui como finalidade do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac) a promoção das culturas indígena, afro-brasileira e de minorias. O substitutivo suprime do texto original a expressão "manifestações folclóricas" em referência a expressões culturais características de indígenas e afrodescendentes.

O Pronac, instituído pela Lei 8313/91 (Lei Rouanet), tem a finalidade de captar e canalizar recursos para o setor cultural. Segundo a proposta aprovada, deve ser apoiada a distribuição equilibrada de recursos entre as diferentes manifestações culturais, com prioridade para aquelas de origem local, reconhecidamente tradicionais e consideradas raízes da cultura nacional.

Preservação de culturas
Ao votar pela aprovação do projeto na forma do substitutivo, o relator na Comissão de Educação e Cultura, deputado Carlos Abicalil (PT-MT), assinalou que o texto tem o mérito de tornar explícita, na definição dos objetivos do Pronac, a importância que o programa deve dar a essas manifestações. Abicalil lembrou que, ao apresentar a proposta, Eduardo Valverde chamou a atenção para a necessidade da preservação de manifestações culturais dos grupos historicamente discriminados, que correm o risco de desaparecer.

Tramitação
O projeto, que tramita em caráter conclusivo, seguiu para a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Notícias anteriores:
Comissão aprova inclusão de culturas locais na Lei Rouanet
Comissão aprova veiculação de cultura indígena na TV
Proposta obriga TV e rádio a abordar cultura negra

Reportagem - Luciana Mariz
Edição - Sandra Crespo

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
RCA

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 3242/2004

Íntegra da proposta