Ciência, tecnologia e Comunicações

Duque de Caxias poderá ter escola técnica do petróleo

17/11/2006 - 13:33  

A Câmara analisa o Projeto de Lei 7463/06, do deputado Leonardo Picciani (PMDB-RJ), que autoriza o Poder Executivo a criar a Escola Técnica Federal do Petróleo de Duque de Caxias, no Rio de Janeiro. A escola será um instituição de ensino médio profissionalizante, que vai formar técnicos para atender ao setor petroquímico da região. De acordo com o projeto, a instituição será criada quando forem definidos seus cargos e funções e depois que houver previsão de verbas no Orçamento Geral da União.
Segundo Picciani, a instalação da escola é importante porque a Refinaria de Duque de Caxias (Reduc) é a maior no ramo de petróleo do Brasil. A Reduc ocupa uma área de 13 milhões de m² e fatura anualmente cerca de 3 bilhões de dólares (R$ 6,45 bilhões). A refinaria abastece os estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo e Rio Grande do Sul, e exporta para os Estados Unidos, Peru, Uruguai, Argentina, Chile e Colômbia. Sua capacidade de refino é de 242 mil barris de petróleo por dia.
Funciona em Duque de Caxias, também, o Pólo Gás-Químico do Rio de Janeiro. "A criação da escola técnica ampliará a qualificação profissional da população", afirma o deputado.

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; de Educação e Cultura; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Notícias relacionadas:
São Gonçalo pode ganhar escola técnica federal do petróleo
Projeto prevê criação de Escola Técnica do Petróleo no RJ
Projeto prevê escola técnica do petróleo em Itaboraí
ES pode ganhar escola técnica federal de petróleo
Campos pode ganhar escola técnica federal do petróleo
Região petrolífera do RJ pode ter escola técnica federal

Da Redação/PT

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 7463/2006

Íntegra da proposta