São Gonçalo pode ganhar escola técnica federal do petróleo
08/09/2006 - 12:12
Tramita na Câmara o Projeto de Lei 7061/06, do deputado Leonardo Picciani (PMDB-RJ), que autoriza o Poder Executivo a criar a Escola Técnica Federal do Petróleo de São Gonçalo (RJ). O objetivo da escola será formar técnicos para atender as necessidades socioeconômicas do setor petroquímico da região.
Pelo texto, a instalação do estabelecimento será feita com dotações do Orçamento da União, bem como a criação de cargos, funções e empregos indispensáveis ao funcionamento da escola.
Leonardo Picciani destaca que os municípios de São Gonçalo e Itaboraí foram escolhidos para ser sede do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro. Farão parte do complexo, segundo o deputado, uma Unidade Petroquímica Básica (UPB), base para o desenvolvimento de um parque industrial que reunirá uma central de utilidades e empresas de produção de polietileno, polipropileno, estireno, para-xilenos e etilenoglicol; e o Centro de Inteligência do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro, que formará e capacitará as empresas locais para prestação de serviços, preparando recursos humanos para as fases de construção, montagem, operação e manutenção do complexo petroquímico.
Dessa forma, Picciani considera fundamental criar uma escola técnica que qualifique profissionalmente a população dos dois municípios, para que possa ser atendida a demanda gerada pela construção do complexo.
Tramitação Reportagem - Oscar Telles
A proposta, que tramita em caráter conclusivo, deverá ser analisada pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; de Educação e Cultura; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Edição - Marcos Rossi
(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)
Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br