Agropecuária

Projeto transforma campus em universidade em Mato Grosso

19/05/2006 - 14:29  

A Câmara analisa projeto de lei que transforma o campus universitário da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) na cidade de Sinop em Universidade Federal da Região Norte de Mato Grosso. O PL 6640/06, do deputado Wellington Fagundes (PL-MT), prevê a nomeação de reitor, vice-reitor e do Conselho Universitário da Federal da Região Norte de Mato Grosso e a transferência automática de alunos e funcionários. Enquanto não for aprovado o estatuto da nova universidade, ela será regida pelo estatuto da UFMT.
O deputado explica que a transformação é uma antiga reivindicação da comunidade acadêmica local e da população dos municípios atendidos pela unidade. Trata-se "de uma estratégia para assegurar a continuidade do dinamismo da região norte de Mato Grosso, intensificando ações que contribuam com as características sócio-econômicas da região", diz Wellington Fagundes.
O campus universitário de Sinop oferece habilitação em ciências contábeis, ciências biológicas, geografia, educação física, direito, agronomia, enfermagem, engenharia florestal, medicina veterinária, zootecnia e licenciatura em ciências da natureza.

Orçamento
A nova universidade será custeada, inicialmente, pelos recursos orçamentários do campus de Sinop. Assim que a União providenciar a transferência da verba do campus para a nova universidade, as despesas serão pagas por: verbas destinadas pelo orçamento geral da União; auxílios concedidos por quaisquer instituições públicas ou privadas; recursos de convênios; resultados de operações de créditos e juros bancários; pagamentos por serviços prestados; e saldos já existentes.

Tramitação
A proposta tramita em caráter conclusivo e será analisada pelas comissões de Trabalho, Administração e Serviço Público; Educação e Cultura; Finanças e Tributação; e Constituição e Justiça e de Cidadania.

Notícias anteriores:
Amazonas poderá ter mais uma universidade federal
Projeto autoriza nova universidade federal em Goiás
Região serrana do Rio poderá ter universidade federal

Da Redação/SC

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
RCA

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 6640/2006

Íntegra da proposta