Projeto inclui a biopirataria entre os crimes ambientais
15/05/2006 - 14:32
O Projeto de Lei 6794/06, do deputado João Campos (PSDB-GO), inclui a biopirataria e o tráfico de animais e plantas entre os crimes ambientais. Quem coletar, transportar, guardar ou vender espécime da flora ou da fauna nativas sem autorização dos órgãos competentes, ou em desacordo com a autorização obtida, estará sujeito a pena de reclusão de dois a cinco anos e multa.
Segundo o texto, se a intenção for enviar esses produtos para o exterior a pena será aumentada em até o dobro. No caso de a remessa ao exterior se destinar ao desenvolvimento de pesquisa científica ou ao registro de patente, a pena será agravada até o triplo. E os estrangeiros que cometerem esses crimes poderão ser expulsos do Brasil.
Impunidade
João Campos afirma que é preciso agir contra a prática reiterada de biopirataria no País. Como as atuais multas, segundo ele, são "irrisórias", o projeto estabelece sanções penais para acabar com a impunidade e evitar que mais pessoas sejam estimuladas a praticar a biopirataria.
Tramitação Reportagem - Newton Araújo Jr.
O projeto está sujeito à votação do Plenário e será analisado pelas comissões de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Ele foi apensado ao PL 4225/04, que trata de assunto semelhante.
Edição - João Pitella Junior
(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)
Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
RCA