Projeto cria pólo de desenvolvimento no Pará

12/04/2006 - 10:37  

A Câmara analisa o Projeto de Lei Complementar 158/04, do deputado Zequinha Marinho (PSC-PA), que cria o Pólo de Desenvolvimento do Araguaia e institui o Programa Especial de Desenvolvimento Integrado do Araguaia. O objetivo é articular as ações administrativas da União, do Pará e dos municípios abrangidos, promovendo o desenvolvimento econômico sustentável, a conservação do equilíbrio socioambiental, a geração de emprego e renda e a implantação de infra-estrutura.

Produção de abacaxi
O pólo deverá ser constituído pelos municípios de Conceição do Araguaia, Floresta do Araguaia e Santa Maria das Barreiras, todos no Pará. Esses municípios têm-se destacado nos últimos anos pelo aumento progressivo na produção do abacaxi. Atualmente, o Pará é o segundo maior produtor de abacaxi do País, com uma produção anual de cerca de 240 mil frutos e 22 mil toneladas de polpa.
Na avaliação do autor, o pólo e o Programa Especial de Desenvolvimento Integrado serão fundamentais para a instalação de novas agroindústrias na região. "Será viabilizado o contínuo desenvolvimento do setor agrícola do Pará e a consolidação de cadeias produtivas, além da implantação de mecanismos estimuladores da economia local, de forma a concentrar esforços e racionalizar ações voltadas para o crescimento conjunto de toda a região", defende Zequinha Marinho.

Tramitação
O projeto é sujeito à análise do Plenário e tramita em regime de prioridade. A proposta deverá ser analisada pelas comissões da Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Da Redação/SC

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PLP 158/2004

Íntegra da proposta