Agropecuária

Serra Gaúcha pode ganhar universidade federal tecnológica

31/03/2006 - 12:42  

A Câmara analisa o Projeto de Lei 6560/06, do deputado Paulo Pimenta (PT-RS), que transforma o Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet) de Bento Gonçalves (RS) em Universidade Federal Tecnológica da Serra Gaúcha (UFTSG).
O objetivo da nova universidade será ministrar não só cursos em nível superior (graduação, pós-graduação e licenciatura), como também cursos técnicos, em nível médio, com destaque para a Enologia (estudo dos vinhos) e a Viticultura.
Paulo Pimenta ressalta que a cadeia vitivinícola do Rio Grande do Sul envolve mais de 16 mil famílias de produtores rurais, que produziram, no ano de 2005, quase 500 milhões de quilos de uva em mais de 33.000 hectares de área cultivada.
Além disso, há 600 cantinas, onde são elaborados, anualmente, uma média de 300 milhões de litros de vinho e derivados, abrangendo, entre empregos diretos e indiretos, mais de 150 mil pessoas ao longo da cadeia produtiva.
Na avaliação do deputado, para que essa cadeia prospere, é fundamental uma formação sólida e em constante expansão - o que somente a implantação de uma universidade possibilitará.

Cursos técnicos
Desde sua criação em 1959, o Cefet tem formado técnicos em Enologia, Agropecuária, Agricultura, Agroindústria, Zootecnia e Informática; e tecnólogos (nível superior) em Viticultura e Enologia.
Segundo Paulo Pimenta, o Cefet de Bento Gonçalves destaca-se por ser o único no Brasil a formar técnicos em enologia e tecnólogos em enologia e viticultura - os quais, de acordo com o deputado, são imediatamente absorvidos pelo mercado de trabalho interno e até externo, em razão da escassez desses profissionais.

Expansão da viticultura
O deputado destaca que, atualmente, a produção de uva é realizada no Rio Grande do Sul e vem expandindo-se para outros estados da Federação, como Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Bahia e Pernambuco.
Paulo Pimenta argumenta que esses estados, em um curto espaço de tempo, estarão requisitando mão-de-obra qualificada, e as vagas que surgirem poderão ser ocupadas pelos profissionais formados na Universidade Federal da Serra Gaúcha.

Tramitação
O projeto tem caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; de Educação e Cultura; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem - Newton Araújo Jr.
Edição - Renata Tôrres

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Íntegra da proposta