Trabalho, Previdência e Assistência

Proposta isenta policial com deficiência de contribuição previdenciária

05/10/2021 - 11:42  

Pablo Valadares/Câmara dos Deputados
Deputado Capitão Alberto Neto discursa no Plenário da Câmara
Alberto Neto diz que isenção vigorou até 2019

O Projeto de Lei 2501/21 isenta da contribuição previdenciária os policiais e bombeiros militares dos estados e Distrito Federal com deficiência permanente e sem possibilidade de progredir ou de permanecer na carreira. O texto tramita na Câmara dos Deputados.

A proposta é do deputado Capitão Alberto Neto (Republicanos-AM) e altera a Lei de Reorganização da Polícia Militar.

Até 2019 a legislação isentava da contribuição ao regime próprio os policiais e bombeiros com deficiência adquirida em decorrência do trabalho. O benefício, no entanto, foi derrubado com a lei que mudou o sistema de proteção social destes profissionais (Lei 13.954/19).

Para o deputado, o fim da isenção representa uma injustiça aos profissionais. “Um militar que adquire uma deficiência não tem oportunidade de progredir na carreira, em contraste com aquele que não adquire deficiência e consegue progredir, mas ambos pagando a mesma contribuição para o seu sistema de proteção social”, disse Alberto Neto.

Tramitação
O projeto será analisado em caráter conclusivo pelas comissões de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado; Seguridade Social e Família; Finanças e Tributação; e Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem – Janary Júnior
Edição - Natalia Doederlein

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Íntegra da proposta