Cidades e transportes

Comissão rejeita projeto que torna obrigatória a contratação de ascensoristas em prédios comerciais

Para relator, a tecnologia empregada hoje nos elevadores não demanda a necessidade de um profissional para seu manuseio

30/09/2021 - 14:24  

Michel Jesus/ Câmara dos Deputados
Homenagem à Criação do Estado de Israel. Dep. Lucas Gonzalez (NOVO-MG)
Gonzalez recomendou a rejeição da proposta

A Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados rejeitou projeto que torna obrigatória a contratação de ascensoristas em prédios comerciais e públicos, com carga horária de 36 horas semanais. A medida está prevista no Projeto de Lei 2637/11, do deputado Laércio Oliveira (PP-SE).

A rejeição foi pedida pelo relator, deputado Lucas Gonzalez (Novo-MG). Ele também defendeu a rejeição do projeto apensado (PL 8223/17), que obriga a contração de ascensoristas para operar elevadores em prédios comerciais.

Para o relator, as medidas propostas estão “em completa desarmonia com a realidade”. “Atualmente, a tecnologia empregada nos elevadores não demanda qualquer conhecimento específico ou técnico que requeira a necessidade ou obrigatoriedade de um profissional para seu manuseio”, disse Gonzalez.

O projeto já havia sido rejeitado na Comissão de Desenvolvimento Urbano. Com isso, o texto será arquivado, a menos que haja recurso ao Plenário contra o arquivamento.

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei

Reportagem - Janary Júnior
Edição - Marcia Becker

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 2637/2011

Íntegra da proposta