Direitos Humanos

Proposta prevê isenção fiscal para aparelhos que facilitam a audição

17/08/2021 - 16:49  

Michel Jesus/ Câmara dos Deputados
Secretaria da Mulher Eleição da nova coordenadora e as três coordenadoras-adjuntas da Bancada Feminina e da nova Procuradora e as três Procuradoras-Adjuntas da Mulher. Dep. Elcione Barbalho (MDB - PA)
Elcione Barbalho: medida beneficiará mais de dez milhões de cidadãos

O Projeto de Lei 292/21 isenta do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) os aparelhos para facilitar a audição quando adquiridos por beneficiários do Programa Bolsa Família, aposentados, pensionistas e pessoas físicas isentas do Imposto de Renda (IR). O texto está em análise na Câmara dos Deputados.

A proposta determina ainda que ficará assegurada a manutenção do crédito do IPI relativo a matérias-primas, itens intermediários e embalagens utilizados na industrialização dos produtos. Eventuais irregularidades e fraudes sujeitarão ao pagamento de multa e de juros moratórios previstos na legislação em vigor.

“O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) estimou, em 2010, que algo em torno de dez milhões de brasileiros são surdos”, afirmou a deputada Elcione Barbalho (MDB-PA), autora do texto. “A concessão do benefício fiscal reduzirá o preço final desses aparelhos e poderá facilitar o acesso a eles.”

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei

Reportagem – Ralph Machado
Edição – Marcelo Oliveira

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 292/2021

Íntegra da proposta