Empresas alimentícias poderão deduzir contribuição social

05/12/2005 - 16:25  

As empresas que fabricam alimentos poderão deduzir os valores das contribuições sociais para o PIS/Pasep e para a Cofins embutidos nos custos com água e energia. Tal benefício está previsto no Projeto de Lei 5997/05, do deputado Carlos Souza (PP-AM).
A finalidade do projeto, segundo Carlos Souza, é estabilizar ou reduzir os preços dos produtos alimentícios. "Esperamos que os brasileiros, especialmente os mais carentes, melhorem sua renda, o que aumentará sua qualidade de vida", prevê.

Carga tributária
Atualmente, a carga tributária no País equivale a 36% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro. Segundo o deputado, isso significa que, a cada ano, o Estado fica com, aproximadamente, quatro meses de trabalho de cada brasileiro.
De acordo com a proposta, as notas fiscais de fornecimento de água e energia serão usadas como referência no cálculo do crédito para a dedução das contribuições pelas empresas.

Tramitação
O texto, que tramita em caráter conclusivo, segue para análise das comissões de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem - Maria Clarice Dias
Edição - Sandra Crespo

(Reprodução autorizada mediante citação da Agência)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
A Agência também utiliza material jornalístico produzido pela Rádio, Jornal e TV Câmara. SR

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 5997/2005

Íntegra da proposta