Cidades e transportes

Norte da Bahia poderá ganhar universidade federal

16/09/2005 - 11:40  

O Projeto de Lei 5789/05, do deputado Félix Mendonça (PFL-BA), autoriza a criação da Universidade Federal de Irecê, no norte da Bahia, mas condiciona sua implantação à existência de dotação específica no Orçamento da União. Além disso, o projeto determina que a criação da universidade siga o disposto na Lei 9962/00, que indica a contratação de funcionários sob as regras da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).
A nova universidade, segundo a proposta, oferecerá ensino superior, de graduação e pós-graduação, além de promover a pesquisa e a extensão universitária. "Apesar de sua grande extensão territorial e de sua importância econômica e cultural, a Bahia dispõe de apenas uma universidade federal, localizada na capital do estado", reclama Félix Mendonça.

Recursos humanos
O parlamentar argumenta ainda que significativa parcela do povo baiano reside na região norte do estado. A criação da universidade com sede em Irecê, segundo o deputado, "terá impacto e produzirá benefícios diretos para pelo menos 15 municípios da região, seja do ponto de vista econômico, seja do ponto de vista social e cultural".
Félix Mendonça também destaca que a proposta está em "sintonia com a política federal de interiorização das oportunidades educacionais".

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e está em análise na Comissão de Educação e Cultura. Depois, seguirá para as comissões de Trabalho, Administração e Serviço Público; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Conheça outros projetos que criam universidades:
Norte de Tocantins poderá ganhar universidade federal
Deputado propõe criação de universidade no Vale do Aço
Região do Vale do Rio Doce poderá ter universidade federal

Reportagem - Cristiane Bernardes
Edição - Noéli Nobre

(Reprodução autorizada mediante citação da Agência)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
A Agência também utiliza material jornalístico produzido pela Rádio, Jornal e TV Câmara.

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 5789/2005

Íntegra da proposta