Valor do ICMS poderá ser exposto nas mercadorias
09/09/2005 - 10:35
As lojas do comércio varejista, incluindo as empresas optantes do Simples, deverão indicar o valor do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) nas embalagens dos seus produtos. É o que determina o Projeto de Lei 5749/05, apresentado pelo deputado Humberto Michiles (PL-AM).
O objetivo é fazer cumprir o parágrafo 5º do artigo 150 da Constituição, que prevê a regulamentação legal da obrigação de esclarecer o consumidor a respeito dos impostos que ele paga.
Michiles lamenta que, passados mais de 15 anos, nada ainda tenha sido feito para cumprir esse dispositivo constitucional. Ele acrescenta que o projeto busca tornar transparente o ônus representado pelo ICMS, que é o principal imposto cobrado sobre as mercadorias no País.
Tramitação Reportagem - Luiz Claudio Pinheiro
O projeto foi apensado ao PL 3488/97, do ex-deputado João Mellão Neto (SP), que inclui entre os direitos do consumidor a informação sobre a composição dos custos básicos dos produtos e serviços, indicando sempre os tributos recolhidos pela União, pelos estados e pelos municípios.
O PL 3488/97 foi rejeitado pela Comissão de Defesa do Consumidor. A matéria agora tramita, em regime de prioridade, na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, onde recebeu parecer contrário do relator, deputado Fernando Coruja (PPS-SC). Ele recomendou a aprovação de outro apensado, o PL 4854/05, do deputado Eduardo Paes (PSDB-RJ). Essa proposta obriga a União, os estados, o Distrito Federal e os municípios a divulgar anualmente, nas publicações oficiais, os percentuais dos preços que correspondem a tributos de sua competência. Além disso, determina às empresas que informem no cupom fiscal ou documento similar quais são os impostos indiretos incidentes sobre os produtos.
Edição - Marcos Rossi
(Reprodução autorizada mediante citação da Agência)
Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
A Agência também utiliza material jornalístico produzido pela Rádio, Jornal e TV Câmara.