Trabalho, Previdência e Assistência

Empréstimo descontado em folha pode ser estendido

08/09/2005 - 16:12  

A Câmara analisa o Projeto de Lei 5785/05, que permite aos beneficiários de prestação continuada, ou seja, os que recebem bolsas de programas assistenciais do governo, obter crédito consignado até o limite de 25%. A proposta, da deputada Maninha (PT-DF), pretende autorizar o crédito para que seja utilizado em pagamento de empréstimos, financiamentos e operações de arrendamento, com prestações debitadas em folha de pagamento.
Atualmente, a lei só permite o crédito com parcelas debitadas em folha para aposentados e pensionistas da Previdência Social.
"Embora os benefícios de prestação continuada tenham duração temporária e sejam reavaliados a cada período de dois anos, isso não pode servir de obstáculo para a ampliação da legislação que viabiliza o crédito, pois as consignações são concedidas por prazo certo", defende a deputada.

Tramitação
A proposta será examinada pelas comissões de Seguridade Social e Família; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. A tramitação tem caráter conclusivo nas comissões.

Reportagem - Adriana Resende
Edição - Sandra Crespo

(Reprodução autorizada mediante citação da Agência)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
A Agência também utiliza material jornalístico produzido pela Rádio, Jornal e TV Câmara.

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 5785/2005

Íntegra da proposta