Microempresa pode ter preferência em crédito falimentar

08/09/2005 - 09:53  

As micro e pequenas empresas poderão ter preferência no recebimento de seus créditos em caso de falência. É o que prevê o Projeto de Lei 5721/05, do deputado Antonio Carlos Mendes Thame (PSDB-SP). Para o deputado, a medida "vai evitar que essas empresas continuem a ser duramente massacradas nos processos morosos de falência", em que, segundo ele, não conseguem receber seus créditos.
A nova Lei de Falências (11101/05) determina que, decretada a falência de uma empresa, seu patrimônio é totalmente arrecadado para pagamento dos credores, tendo preferência os empregados da empresa falida, as empresas cujos créditos estiverem garantidos com bens e os créditos tributários, nessa ordem. Na legislação atual não existe nenhum privilégio para empresas maiores ou menores. A ordem de preferência dos créditos deriva apenas de terem garantia ou não. Pelo projeto, os créditos das micro e pequenas empresas virão na frente de todos os demais, exceto os trabalhistas.

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo nas comissões de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem - Edvaldo Fernandes
Edição - Rodrigo Bittar

(Reprodução autorizada mediante citação da Agência)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
A Agência também utiliza material jornalístico produzido pela Rádio, Jornal e TV Câmara.

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 5721/2005

Íntegra da proposta