Direitos Humanos

Comissão aprova protocolo à Convenção contra a Tortura

25/08/2005 - 19:44  

A Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado aprovou o Projeto de Decreto Legislativo 1425/04, da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional, que ratifica o protocolo facultativo à Convenção Contra a Tortura e Outros Tratamentos ou Penas Cruéis, Desumanos ou Degradantes. O protocolo foi adotado em Nova Iorque, em 18 de dezembro de 2002.
Ao recomendar a aprovação do texto, o relator da matéria, deputado Antonio Carlos Biscaia (PT-RJ), lembrou que são recorrentes no Brasil os casos de violência policial contra presidiários. Ele citou ainda a chacina de 29 pessoas nos municípios fluminenses de Nova Iguaçu e Queimados, ocorrida neste ano e praticada por policiais militares, como "a prova mais eloqüente de quão forte é essa cultura de menosprezo pela vida humana entre os integrantes das forças de segurança".

Inspeção em presídios
O objetivo principal do protocolo é prevenir a prática de torturas e outras formas de maus-tratos, por meio da criação de mecanismos nacionais e internacionais independentes. O documento prevê a realização de visitas regulares e não anunciadas a centros de detenção, nos termos estabelecidos pela Convenção Contra a Tortura.
O protocolo estabelece ainda que os peritos responsáveis pelas visitas deverão fazer recomendações e manter diálogo construtivo com as autoridades governamentais.

Tramitação
Sujeita à apreciação do Plenário, a proposta também já foi aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Agora, a matéria será analisada pela Comissão de Direitos Humanos e Minorias.

Da Redação/RO

(Reprodução autorizada mediante citação da Agência)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
A Agência também utiliza material jornalístico produzido pela Rádio, Jornal e TV Câmara.

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PDC 1425/2004

Íntegra da proposta