Câmara analisa controle de chips de celulares
22/08/2005 - 20:40
A Câmara vai analisar o Projeto de Lei 5729/05, do deputado Reginaldo Germano (PP-BA), que prevê o controle da venda e distribuição gratuita de chips para celulares. Caso o projeto seja aprovado, as operadoras de telefonia móvel serão obrigadas a exigir do consumidor, no ato da aquisição do chip, a apresentação do documento de identidade, do aparelho e de sua nota fiscal.
O objetivo é combater o roubo de aparelhos celulares e o uso dos chips pelo crime organizado.
Falta de controle
Reginaldo Germano lembra que, com a tecnologia GSM, as informações pessoais do assinante e os dados para conexão à rede ficam gravados no chip. "Como o usuário pode carregar o chip consigo e trocar de aparelho quantas vezes quiser, podendo até mesmo utilizar um celular emprestado, a ação dos criminosos acaba sendo facilitada", explica.
O deputado alerta ainda para o fato de que o mercado não exige nota fiscal para habilitação de celular GSM, o que impede o controle de seus usuários e estimula o uso do sistema por criminosos.
Tramitação Reportagem - Antonio Barros
O projeto, que tramita em caráter conclusivo, será analisado pelas comissões de Defesa do Consumidor; de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Edição - Rejane Oliveira
(Reprodução autorizada mediante citação da Agência)
Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
A Agência também utiliza material jornalístico produzido pela Rádio, Jornal e TV Câmara.