Conta telefônica poderá ser detalhada na internet

29/07/2005 - 11:14  

As prestadoras de serviços de telecomunicações poderão ser obrigadas a divulgar em suas páginas na internet o detalhamento das informações sobre as contas telefônicas. É o que prevê o Projeto de Lei 5515/05, do deputado Jorge Gomes (PSB-PE). Pelo projeto, esse detalhamento deverá fornecer a data, o horário, a duração, o custo e o número telefônico chamado. Algumas prestadoras já disponibilizam pela internet as informações detalhadas sobre chamadas interurbanas e para telefones celulares, que também já constam das contas em papel. O detalhamento sobre as chamadas locais, no entanto, não é divulgado pelas prestadoras e o consumidor é obrigado a fazer um pedido formal para ter acesso aos dados.
"Os consumidores são freqüentemente surpreendidos pelos valores cobrados nas contas telefônicas. No caso dos usuários de telefones pré-pagos, o controle de uso do serviço é ainda mais dificultado, diante da quase inexistência de serviço de verificação dos dados das chamadas", diz Jorge Gomes. Segundo o deputado, "a impressão de que o valor cobrado é resultado de uma medição exagerada não pode ser confirmada pelos consumidores em face da ausência de um mecanismo de detalhamento da cobrança".

Sem custos
Jorge Gomes lembra ainda que o projeto, ao obrigar as empresas a oferecer o detalhamento das contas na internet, sob prévia solicitação dos usuários, "vai ao encontro dos anseios dos usuários". O deputado afirma que o novo serviço não trará custos adicionais às empresas, porque "os dados já estão armazenados em seus sistemas de cobrança e tarifação".

Tramitação
O projeto foi apensado ao PL 3213/00, do deputado Carlos Rodrigues (PL-RJ), que obriga as prestadoras de serviços de telefonia fixa e móvel a fornecerem extratos detalhados das ligações feitas, inclusive as locais. Os textos estão na Comissão de Defesa do Consumidor. Depois, seguirão para as comissões de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Eles podem ser aprovados em caráter conclusivo, sem precisar de análise do Plenário.

Notícias anteriores:
Projeto determina devolução do valor de assinatura básica

Reportagem - Luiz Claudio Pinheiro
Edição - Noéli Nobre

(Reprodução autorizada mediante citação da Agência)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
A Agência também utiliza material jornalístico produzido pela Rádio, Jornal e TV Câmara.

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 3213/2000

Íntegra da proposta