Projeto obriga loja a garantir estacionamento para cliente

12/07/2005 - 16:32  

Estabelecimentos comerciais poderão ser obrigados a garantir estacionamento gratuito para seus clientes. É o que prevê o Projeto de Lei 5420/05, de autoria do deputado Fernando de Fabinho (PFL-BA), em análise na Câmara.
Pela proposta, o consumidor poderá parar o carro no estacionamento mais próximo da loja por até duas horas, desde que comprove que adquiriu produtos do local em valor igual ou superior ao da tarifa do estacionamento privado.
O administrador do estacionamento que descumprir a determinação receberá multa no valor de R$ 50 por vaga.

Falta de opção
Fernando de Fabinho afirma que não quer inviabilizar a operação dos estacionamentos privados, mas apenas evitar que o consumidor seja explorado pela falta de opção para deixar o veículo. "Estaremos protegendo o direito dos consumidores, concedendo-lhes tempo razoável para a aquisição de mercadorias ou contratação de serviços", afirma o deputado. "Por outro lado, também evitaremos que pessoas mal intencionadas, sem qualquer relação com o estabelecimento comercial, utilizem o estacionamento apenas para a guarda de seu veículo".

Tramitação
O projeto, que é sujeito à apreciação do Plenário, tramita na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania apensado ao PL 2889/97, do deputado João Paulo (PT-SP), que trata do mesmo assunto.

Da Redação/RO

(Reprodução autorizada mediante citação da Agência)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
A Agência também utiliza material jornalístico produzido pela Rádio, Jornal e TV Câmara.

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 2889/1997

Íntegra da proposta