Direitos Humanos

Plenário faz homenagem à patrona do voto feminino

03/10/2019 - 11:51  

O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quinta-feira (3), proposta (PRC 79/19) que dá o nome de "Ala Celina Guimarães Viana - Patrona do Voto Feminino no Brasil" ao espaço do anexo 2 da Câmara dos Deputados, no qual se encontra atualmente a Galeria Histórica das Deputadas Federais.

O espaço será identificado com afixação de placa, na qual constará o nome e a foto de Celina Guimarães Viana.

Claudio Andrade/Câmara dos Deputados
Erika Kokay: homenagem justa a quem ousou votar

A homenagem celebra a memória da primeira mulher brasileira a ter direto ao voto no Brasil, em 1927. A deputada Erika Kokay (PT-DF) disse que a homenagem é justa. “Celina Guimarães Viana ousou votar e contribuiu para que todas as mulheres possam votar. A nossa luta é para que não retrocedamos”, disse.

A professora Celina também fez campanhas de conscientização pela participação feminina dentro do processo eleitoral, sendo seu pioneirismo levado a efeito no Estado do Rio Grande do Norte e, anos depois, no restante do Brasil e da América Latina.

Os deputados também aprovaram a criação de dois grupos de cooperação parlamentar: o grupo parlamentar Brasil-Costa do Marfim (PRC 80/19) e Brasil-Malawi (PRC 81/19). O objetivo é estabelecer cooperação entre os parlamentares dos dois países, com intercâmbio de experiências.

Reportagem - Carol Siqueira
Edição - Natalia Doederlein

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Íntegra da proposta