Cidades e transportes

Proposta institui Sistema Nacional de Meteorologia e Climatologia

31/08/2018 - 09:17  

Alex Ferreira/Câmara dos Deputados
Reunião Ordinária. Dep. João Rodrigues (PSD - SC)
Para João Rodrigues, implantar um amplo sistema de monitoramento meteorológico é essencial para a gestão de desastres naturais

Tramita na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 9477/18, que institui o Sistema Nacional de Meteorologia e Climatologia (SNMC).

O objetivo do sistema é articular as ações dos institutos de meteorologia, garantir o intercâmbio de dados e prever eventos ambientais.

Entre as ações desenvolvidas com o sistema está a ampliação das redes de estações e radares meteorológicos; e a implantação de bancos de dados meteorológicos em tempo real.

O SNMC será formado pelo órgão interministerial responsável pela coordenação do sistema e instituições mantenedoras de radares e estações meteorológicas e boias oceanográficas.

Xanxerê
O texto é de autoria da comissão externa criada para acompanhar a situação de emergência no município de Xanxerê, no oeste catarinense. No dia 20 de abril de 2015, um tornado atingiu o município, danificando cerca de 2.600 construções e atingindo diretamente mais de 1.000 famílias. No total, duas pessoas morreram e 120 ficaram feridas.

Radares insuficientes
Segundo o deputado João Rodrigues (PSD-SC), que presidiu a comissão externa, o número de radares instalados no Brasil é insuficiente e não cobre todo o território nacional. "Há necessidade urgente de atualização dos radares existentes e aquisição de novos", disse.

Há também falta de técnicos capacitados para operar o sistema. "O número de profissionais ainda é insuficiente para atender adequadamente as instituições públicas."

Tramitação
A proposta será analisada pelas comissões de Desenvolvimento Urbano; de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Depois, o texto segue para o Plenário.

Reportagem - Tiago Miranda
Edição - Marcia Becker

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 9477/2018

Íntegra da proposta