Cidades e transportes

Projeto submete normas do Contran a consulta pública

Autor argumenta que nos últimos anos o Contran tem adotado medidas que, depois de muita polêmica, acabaram revogadas

01/09/2017 - 13:53  

Luís Macedo/Câmara dos Deputados
Política - eleições 2016 - Max Filho
Deputado Max Filho, autor do projeto de lei 

Proposta em análise na Câmara dos Deputados obriga o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) a submeter todas as minutas de atos normativos do órgão a consultas públicas antes da efetiva validade.

O Contran é o órgão máximo normativo, consultivo e coordenador das regras de trânsito previstas no Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503/97).

Pelo texto em análise - Projeto de Lei 3711/15, do deputado Max Filho (PSDB-ES) – as minutas dos atos normativos deverão ser publicadas no Diário Oficial da União.

O texto determina ainda que as sugestões recebidas nas consultas públicas deverão ser examinadas pelo Contran para a elaboração do documento final dos atos normativos, devendo permanecer disponíveis para consulta em relatórios abertos à sociedade no site do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

Max Filho argumenta que nos últimos anos o Contran tem adotado medidas que, depois de muita polêmica, acabaram revogadas.

“No início deste ano de 2015, por exemplo, começou a vigorar uma resolução exigindo que todos os veículos fossem equipados com extintor de incêndio tipo ABC. Posteriormente, a resolução foi revogada pelo reconhecimento de sua inutilidade em caso de incêndio”, lembrou.

Tramitação
O projeto será analisa conclusivamente pelas comissões de Viação e Transportes; e de Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem – Murilo Souza
Edição – Roberto Seabra

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 3711/2015

Íntegra da proposta