Educação, cultura e esportes

Atletas beneficiados com incentivos do governo poderão ter de promover ações sociais

Autor acredita que os esportistas podem se tornar agentes de transformação social

13/09/2017 - 16:23  

Os atletas beneficiados por incentivos financeiros do governo poderão ter de contribuir com ações sociais ou educacionais na área esportiva. É o que prevê o Projeto de Lei 6806/17, do deputado licenciado Felipe Carreras (PSB-PE), em análise na Câmara.

A proposta altera a Lei Pelé (9.615/98), que prevê, entre as destinações dos recursos do Ministério do Esporte, o apoio supletivo ao sistema de assistência ao atleta profissional, com a finalidade de promover sua adaptação ao mercado de trabalho quando deixar a atividade.

A proposta inclui, entre as formas de apoio, a concessão de incentivo financeiro aos medalhistas olímpicos e paraolímpicos e prevê que os atletas beneficiados com esse tipo de incentivo deverão contribuir com o esporte em ações sociais ou educacionais.

Carreras cita, como exemplo dessas ações, aulas práticas e palestras. “Os grandes nomes do esporte nacional poderão incentivar, estimular e inspirar novos jovens a seguirem pelo caminho da cidadania atrelada à prática esportiva”, argumenta.

Tramitação
A proposta será analisada, em caráter conclusivo, pelas comissões de Esporte; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem – Lara Haje
Edição – Natalia Doederlein

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 6806/2017

Íntegra da proposta