Meio ambiente e energia

Recursos de fundo ambiental poderão financiar projetos na caatinga

27/07/2017 - 13:44  

O Fundo Nacional de Meio Ambiente (FNMA), criado pela Lei 7.797/89, poderá aplicar recursos financeiros, prioritariamente, em iniciativas de conservação na caatinga. É o que determina o Projeto de Lei 7613/17, do Senado, em tramitação na Câmara dos Deputados.

Atualmente, os recursos do FNMA são aplicados preferencialmente em projetos situados na Amazônia Legal e no Pantanal mato-grossense. A inclusão da caatinga foi proposta pela senadora Lídice da Mata (PSB-BA).

O objetivo, segundo ela, é reduzir as dificuldades de financiamento de ações de proteção no bioma, que tem apenas 7,8% de sua área protegida por unidades de conservação.

O FNMA é o mais antigo fundo ambiental da América Latina. Ele financia projetos de conservação e de uso sustentável dos recursos naturais. Para 2017, a dotação orçamentária para o fundo é de R$ 24,5 milhões.

Tramitação
A proposta, que tramita em caráter conclusivo, será analisada pelas comissões de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia; de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem – Janary Júnior
Edição – Marcelo Oliveira

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 7613/2017

Íntegra da proposta