Cidades e transportes

Projeto determina que ônibus tenha tubo de escapamento direcionado para cima

19/04/2017 - 10:01  

Dep. Missionário José Olímpio
Olimpio explica que só os veículos novos, fabricados após a definição dos detalhes técnicos pelo Contran, serão obrigados a ter tubo de escape vertical

Proposta em tramitação na Câmara determina que os tubos de escapamento de ônibus e caminhões sejam direcionados para cima, com saída em nível superior do teto do veículo, conforme normas estabelecidas pelo Conselho Nacional de Trânsito.

A medida está prevista no Projeto de Lei 3678/15, do deputado Missionário José Olimpio (DEM-SP), que altera o Código de Trânsito Brasileiro (9.503/97).

Segundo o autor, os motores movidos a óleo diesel emitem substâncias poluentes e altamente nocivas à saúde, causando danos ao meio ambiente e provocando muitas doenças respiratórias. “A situação é agravada pela dispersão direta da fumaça sobre pedestres e usuários de veículos menores, quando os veículos maiores são dotados de tubos de escape dispostos horizontalmente”, disse.

Tramitação
A proposta será analisada, em caráter conclusivo, pelas comissões de Viação e Transportes; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem – Lara Haje
Edição - Natalia Doederlein

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 3678/2015

Íntegra da proposta