Meio ambiente e energia

Comissão aprova inclusão de proteção do meio ambiente na Lei do Voluntariado

08/05/2017 - 16:06  

Antonio Araújo/Câmara dos Deputados
Comissão Mista sobre a MP 751/16, que cria o programa Cartão Reforma. Dep. Roberto Balestra (PP - GO)
Roberto Balestra: o trabalho voluntário é fundamental para o atendimento de diversas necessidades sociais essenciais que não têm sido adequadamente satisfeitas pelo Estado

A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável aprovou proposta que classifica como serviço voluntário a atividade não remunerada de defesa e proteção do meio ambiente.

A medida consta no Projeto de Lei 3058/11, do deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), que altera a Lei do Voluntariado (9.608/98). A lei atual considera serviço voluntário a atividade não remunerada, prestada por pessoa física a entidade pública ou a instituição privada sem fins lucrativos, com objetivos cívicos, culturais, educacionais, científicos, recreativos ou de assistência social.

O parecer do relator, deputado Roberto Balestra (PP-GO), foi favorável à proposta. Segundo ele, o trabalho voluntário é fundamental para o atendimento de diversas necessidades sociais essenciais que não têm sido, ou não podem ser, adequadamente satisfeitas pelo Estado. “Dentre essas necessidades, encontra-se a de defesa e proteção do meio ambiente, essencial não só à preservação da natureza e do planeta, como à própria qualidade de vida da população, justificou.

Tramitação
O projeto será analisado em caráter conclusivo pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. 

Reportagem - Lara Haje
Edição – Regina Céli Assumpção

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 3058/2011

Íntegra da proposta