Educação, cultura e esportes

Aposentadoria especial para atletas é tema de debate na Comissão do Esporte

08/11/2016 - 09:13  

A Comissão do Esporte da Câmara dos Deputados promove hoje um debate sobre proposta que assegura a atletas profissionais e semiprofissionais de alto rendimento direito à aposentadoria especial desde que comprove o exercício da atividade e tenha ao menos 20 anos de contribuição para o Regime Geral de Previdência Social. A medida está prevista no Projeto de Lei Complementar (PLP 16/15), do deputado Andres Sanches (PT-SP).

O debate foi sugerido pelo relator da proposta, deputado João Derly (Rede-RS), que quer colher subsídios para a elaboração de seu parecer.

A aposentadoria especial é o benefício previdenciário decorrente de trabalho realizado em condições prejudiciais à saúde ou à integridade física do segurado. O objetivo do benefício, que tem natureza extraordinária, é compensar o trabalho do segurado que presta serviços em condições adversas à sua saúde ou que desempenha atividade com riscos superiores aos normais.

Para serem considerados segurados especiais, os atletas profissionais e semiprofissionais de alto rendimento deverão disputar campeonatos nacionais na categoria esportiva a qual pertencem. As despesas decorrentes da concessão da aposentadoria especial para atletas serão pagas por dotações próprias do orçamento da Seguridade Social.

Foram convidados:
- o secretário da Previdência do Ministério da Fazenda, Marcelo Caetano;
- o secretário nacional de Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor, Gustavo Henrique Perrela Amaral Costa;
- o assessor jurídico da Federação Nacional dos Atletas Profissionais de Futebol, Décio Neuhaus; e
- o advogado especializado em Direito do Trabalho e Direito Desportivo, Heraldo Panhoca.

O debate será realizado às 14h30, no plenário 14.

Da Redação - RL

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PLP 16/2015

Íntegra da proposta