Ciência, tecnologia e Comunicações

Comissão debate projeto que cria conselhos federal e regionais de Jornalismo

13/09/2016 - 09:13  

A Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público promove audiência pública hoje para discutir o Projeto de Lei (PL) 3981/08, do deputado Celso Russomanno (PRB-SP), que cria o Conselho Federal e os Conselhos Regionais de Jornalismo.

O evento foi solicitado pelo deputado Augusto Coutinho (SD-PE), relator da proposta no colegiado. “A profissão de jornalismo sempre padeceu da ausência de um órgão disciplinador, firme na ética. Prestando serviços de grande importância para a sociedade, é comum observar os bons profissionais e os excessos de profissionais pouco éticos, que marcam negativamente a imagem da classe”, observa o parlamentar.

Na avaliação de Coutinho, “apenas com este motivo já poderia ser justificada a criação de um controle oficial, entretanto passamos por períodos na história do País, marcados pela repressão, na tentativa de controle da imprensa e, recentemente, o governo tentou novamente fazer esse controle, indiferente à vontade da classe”.

Para ele, “fica clara a necessidade de instituir um órgão consentido pela própria classe e que tem o interesse em zelar pela ética, os profissionais, bem como gerir a relação com a sociedade, que se utiliza dos bons serviços valorosos da informação”.

Debatedores
- o editor responsável pelo Observatório da Imprensa, Alberto Dines;
- o presidente da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), Celso Augusto Schroder;
- o presidente da Associação Nacional de Jornais (ANS), Fernando Lindenberg Neto; e
- o presidente da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), Domingos Meirelles.

A audiência ocorrerá no plenário 12, a partir das 14 horas.

Da Redação – NA

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Íntegra da proposta