Projeto obriga conselhos da OAB a divulgar balanços e contas anuais

Da Agência Câmara - 01/07/2016 - 09:42

A Câmara dos Deputados analisa o Projeto de Lei 2830/15, que obriga o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e os conselhos seccionais a divulgar anualmente, em site próprio, os balanços e contas de forma detalhada.

Reunião Ordinária. Dep. Veneziano Vital do Rêgo (PMDB-PB)
Vital do Rêgo: prática já adotada por algumas seccionais deve ser regra - Foto: Alex Ferreira / Câmara dos Deputados

De autoria do deputado Veneziano Vital do Rêgo (PMDB-PB), o projeto acrescenta dispositivo ao Estatuto da OAB (Lei 8.906/94).

“Falta transparência e respeito aos profissionais que anualmente contribuem com pesadas quantias para a subsistência da Ordem dos Advogados, sem ao menos saber o fim que esses recursos recebem”, justifica o parlamentar. Segundo ele, diversas seccionais já divulgam balanços, mas a ideia é garantir que todas elas, inclusive o conselho federal, adotem obrigatoriamente a “salutar prática de transparência institucional”.

Tramitação

De caráter conclusivo, a proposta será analisada pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; e de Constituição e Justiça e de Cidadania, inclusive quanto ao mérito.

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura “Agência Câmara”.