Educação, cultura e esportes

Projeto de Vital do Rêgo autoriza crédito de extensão para líder estudantil

20/07/2016 - 08:18  

O estudante universitário que integrar entidade estudantil poderá ter direito a créditos por atividade de extensão. A medida está prevista no Projeto de Lei 1498/15, do deputado Veneziano Vital do Rêgo (PMDB-PB), que tramita na Câmara dos Deputados.

Alex Ferreira / Câmara dos Deputados
Reunião Ordinária. Dep. Veneziano Vital do Rêgo (PMDB-PB)
Vital do Rêgo ressalta que os créditos serão concedidos apenas uma vez, independentemente da quantidade de vezes que o estudante seja reeleito

De acordo com a proposta, as instituições superiores de ensino vão regulamentar a concessão dos créditos, que serão atribuídos apenas uma vez, independente do número de vezes que o estudante ocupar cargos de direção em entidades estudantis.

O deputado explica que o Plano Nacional de Educação (PNE), aprovado pela Lei 13.005/14, prevê a concessão de créditos para estudantes de graduação que participarem de programas e projetos de extensão universitária, principalmente os que focam áreas de “grande pertinência social”. Para Vital do Rêgo, a atividade política exercida no movimento estudantil “representa o exercício da cidadania”, enquadrando-se na exigência do PNE.

“Nada mais justo que estes estudantes, que participam da gestão dos diretórios centrais estudantis, sejam beneficiados com créditos extras, na sua carga horária do curso”, defende o deputado.

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado nas comissões de Educação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem - Janary Júnior
Edição - Natalia Doederlein

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 1498/2015

Íntegra da proposta