Projeto obriga empresas a oferecer atendimento psicológico gratuito a aeronautas
18/12/2015 - 18:50
Em análise na Câmara dos Deputados, o Projeto de Lei 1025/15 obriga as companhias aéreas a oferecer atendimento psicológico gratuito e periódico a pilotos, copilotos e demais profissionais que trabalhem em voos domésticos.

O autor da proposta, deputado Bruno Covas (PSDB-SP), lembra que um possível problema psicológico do copiloto foi apontado como causa na tragédia do Airbus 320 da companhia alemã Germanwings, ocorrida nos alpes franceses no início deste ano.
“As carreiras de piloto, copiloto e tripulante são altamente estressantes. A presença do profissional do ramo da psicologia contribuirá com a qualidade do serviço prestado e com o bom ambiente no local de trabalho”, argumenta o parlamentar.
Multa
De acordo com o projeto, no caso de inaptidão do funcionário da tripulação, o psicólogo deverá notificar o caso à companhia aérea empregadora, resguardado o sigilo profissional.
O texto prevê multa de R$ 100 por dia para a empresa que não afastar o tripulante diagnosticado com problemas incompatíveis com o trabalho.
Tramitação
A proposta, que tramita em caráter conclusivo, será analisada pelas comissões de Viação e Transportes; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Reportagem – Emanuelle Brasil
Edição – Marcelo Oliveira